Novità

Pesquisa aponta altos índices de contaminação nas saladas prontas para consumo

Levantamento realizado pela professora da DeVry | Metrocamp apontou que de cada 20 saladas prontas, 17 possuíam algum tipo de bactéria

É muito comum encontrar por aí saladas já picadas, lavadas e embaladas, prontas para o consumo. O problema, porém, é que nem sempre essas saladas encontram-se realmente apropriadas para serem ingeridas instantaneamente.

 

Uma pesquisa realizada pela docente de microbiologia da DeVry | Metrocamp, Dra. Rosana Siqueira, mostrou que de 20 saladas consideradas prontas para o consumo, 17 amostras, o equivalente a 85%, estavam contaminadas por grupo dos coliformes e, desse total, 7 estavam contaminadas com a bactéria Escherichia coli. Ainda foi possível identificar a presença de bolores, leveduras e Pseudomonas aeruginosa. Esses microrganismos representam um alto risco de deterioração e contaminação do alimento, já que se proliferam em temperatura de refrigeração.

 

“A presença deles pode ser explicada devido a excesso de manuseio antes do consumo e armazenamento por tempo e temperatura inadequados ou, até mesmo, falha no processo de higienização pré-venda”, avalia a profissional.

 

Consumir alimentos com a presença desses microrganismos pode causar danos à saúde e o desenvolvimento de doenças de origem alimentar como diarreias, vômitos, náuseas e dores abdominais.

 

“É necessário que boas práticas sejam aplicadas desde a plantação, manipulação e armazenamento dos vegetais para evitar a contaminação por microrganismos. Não há dúvida de que as empresas fabricantes desses produtos façam corretamente seu papel. O problema pode estar na matéria-prima ou no armazenamento incorreto, que facilitam a multiplicação desses microrganismos no produto pronto. Por isso, antes de colocar no prato, higienize primeiro”, alerta a microbiologista.

 

O processo de higienização é simples:

  • Mergulhe o alimento minimamente processado por 10 minutos em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) na concentração de 2%. Após o período, enxágue o alimento e consuma normalmente.

 

Sobre a DeVry | Metrocamp

Integrante do grupo DeVry Brasil, a DeVry | Metrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

 

DeVry | Metrocamp em números

§ 6 mil alunos
§ 29 cursos de graduação
§ 36 cursos de pós-graduação

§ 7cursos de especialização

§ 14.885 m² com infraestrutura de padrão internacional 

§ 18 laboratórios com equipamentos de última geração

§ 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado

§ 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas

 

 

Sobre o Grupo DeVry Brasil

Integrante do DeVry EducationGroup, provedor global de educação fundado há mais de 80 anos nos Estados Unidos, o Grupo DeVry Brasil empodera e conecta seus alunos a uma rede internacional de educação que está presente no Brasil desde 2009. Atualmente somos 17 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, 320 cursos de graduação e 213 centros de aprendizagem em todo o país que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Faculdade Damásio e Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios. Transformamos a vida de milhares de jovens, oferecendo-lhes infraestrutura de alto padrão, qualidade acadêmica, experiências de aprendizado internacional e suporte acadêmico e profissional. É assim que abrimos as portas do mundo para nossos estudantes. Porque ser internacional faz toda a diferença. Todas as instituições que compõem o Grupo DeVry Brasil figuram entre as cinco melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito do DeVryEducationGroup e DeVry Brasil, acesse http://www.devrybrasil.edu.br.

 

Informações para imprensa

 

Novità Comunicação Estratégica

19 3294 4740

 

Atendimento DeVry | Metrocamp:

 

Isabella Robaina 19 9 9819-3625 / isabella@novitacom.com.br

Rogéria Takata 19 9 9755 8070 / rogéria.takata@novitacom.com.br

Kátia Almeida 19 9 9604 7918 / kátia.almeida@novitacom.com.br

Voltar