Novità

Chás são opções para os dias de frio

Além de aquecer o organismo, a bebida pode trazer benefícios para a saúde

As temperaturas caem e aumenta a procura por alimentos e bebidas que aqueçam. Entre os mais populares estão os chás, que além de serem boas opções para espantar o frio, também podem trazer benefícios para a saúde.O aroma e o sabor suave são as principais características dos chás, além dos infinitos sabores. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, na hora de consumir a bebida, a melhor opção são os feitos a partir das folhas in natura. “Enquanto o chá solto é composto por folhas inteiras ou grandes pedaços, no chá em saquinho as folhas já foram praticamente reduzidas a um pó. Quanto menores e desfeitas estiverem as folhas, mais depressa se destroem os óleos essenciais do chá, ou seja, aqueles que são responsáveis por todo o sabor da bebida”, explica a nutricionista. Na hora de consumir a bebida, as principais orientações são evitar o excesso de açúcar e verificar a procedência da erva, que deve ser higienizada, antes de ser usada na infusão. Os chás também podem oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. “Possuem efeitos benéficos ao organismo, como o combate a insônia, problemas no estômago, entre outros efeitos. Sua ingestão em grande quantidade antes das refeições contribuirá para um consumo menor de alimentos, o que pode permitir a redução de peso. Importante lembrar que a alimentação equilibrada é o indicado para resultados melhores”, orienta Daísa.

Principais chás

A nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, indica os benefícios de cada ingrediente na hora de preparar oschás:

  • Chá de Alecrim - Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo. Facilita a digestão.
  • Alfazema - Indicado para insônia, excitação nervosa, alivia dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.
  • Arnica - Analgésico e anti-inflamatório, é indicado para casos de traumatismos, luxações, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptico em afecções bucais e furúnculos.
  • Boldo - Tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bile eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.
  • Camomila - Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.
  • Carqueja - Ação benéfica sobre o fígado e intestino, aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.
  • Erva Cidreira - Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.
  • Erva Doce - Alivia cólicas menstruais e abdominais, inclusive de recém-nascidos. Auxilia na digestão.
  • Eucalipto - Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.
  • Hortelã - Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.
  • Maçã - Sedativo, digestivo e também indicado nos casos de inflamações.
  • Maracujá - Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações e perturbações nervosas da menopausa.
  • Melissa - Sedativo em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.

Nas lojas do Oba Hortifruti você encontra frutas e ervas para preparar diferentes chás.

Chá de gengibre com abacaxi

Ingredientes

  • 1,5 litros de água
  • 2 pedaços de gengibre (aproximadamente 3 a 4 cm cada) bem picados representa 2 ou 3 colheres de sopa
  • Casca higienizada de 1 abacaxi inteiro
  • Casca higienizada de 1 laranja inteira
  • 1 colher de açúcar (branco ou mascavo)
  • Cravo-da-índia
  • Canela em rama

Modo de preparo
Em um recipiente com água cozinhe as cascas do abacaxi, da laranja, o gengibre, a canela e o cravo, de 15 a 20 minutos. Depois de ferver os ingredientes, caramelize o açúcar em outro recipiente. Em seguida, acrescente o cháaproveitando para coá-lo. Deixe ferver por mais 3 a 5 minutos, o suficiente para derreter o açúcar. Desligue o fogo, espere baixar a temperatura para uns 50 a 60 graus. Sirva quente.

Sobre o Oba Hortifruti
Com experiência de 35 anos, a rede especializada em hortifruti vai além de oferecer aos seus clientes produtos excelentes no que se refere à qualidade, variedade e atendimento. Prioriza, em cada unidade, o tratamento diferenciado, exclusivo e cuidados com o consumidor. Ao longo do tempo, o Oba tornou-se referência, sendo fonte de informação para quem procura bons hábitos alimentares e esportivos, pois acredita que uma alimentação saudável e saborosa é a base para uma vida com mais prazer.

Atualmente, possui 39 lojas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com área de venda aproximada a 21 mil m². São mais de 12 mil itens, sendo 300 só no setor de hortifruti e ainda 280 tipos de produtos pré-lavados. Conta com os setores de: frutas, verduras e legumes, pré-lavados, açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante. Acesse: www.redeoba.com.br

Siga o Oba Hortifruti
www.facebook.com/Rede.Oba
www.twitter.com/oba_hortifruti

Voltar