Novità

Nova garrafa de água mineral reduz consumo de plástico em 200 toneladas por ano

Com foco em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a embalagem, desenvolvida pela Plastipak para a Águas Hélios, garante menor consumo de matéria-prima

A conscientização com o meio ambiente tornou-se vital. Por isso, a Hélios, empresa de água mineral sediada na zona da Mata em Minas Gerais, e a Plastipak, referência em qualidade e tendências no setor de embalagens, desenvolveram uma garrafa mais leve, que proporcionará redução no consumo de plástico em 200 toneladas anuais. Com a quantidade de material economizado, a empresa vai evitar a utilização de matéria-prima equivalente a mais de 2 milhões de garrafas de água de 500ml. Para se ter uma ideia deste volume, se elas fossem colocadas lado a lado, formariam uma linha de 420 km, mais do que o equivalente à distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

                                                                                           Nova embalagem da garrafa de água mineral Hélios: mais leve, reduzirá o consumo de 200 toneladas anuais de plástico.

               Nova embalagem da garrafa de água mineral Hélios: mais leve, reduzirá o consumo de 200 toneladas anuais de plástico.

Para o desenvolvimento dessa embalagem mais leve, foram levados em conta os novos hábitos de consumo e a crescente preocupação com a preservação da natureza. Diante dessa realidade, a preforma escolhida foi de 9,7g, que conta com 4,2g a menos que a anterior, de 13,9g. “A otimização da geometria da garrafa e da preforma foram pensadas integradamente para atingir esse peso mais leve. Durante todo o processo, demos apoio técnico tanto na parte estrutural como no desenho do frasco, que é fundamental para o bom desempenho e resistência desse formato”, afirma Dinis Mota, diretor geral da Plastipak Brasil. Segundo ele, a nova concepção contou, ainda, com mudanças na tampa e adaptação do processo fabril, a fim de que todo o processo contribua com o resultado final esperado.

 

Com toda essa modificação, além dos impactos no uso de matéria-prima, ainda haverá redução de combustível durante o transporte. E o consumidor tem um grande peso nessa iniciativa: mais preocupado com a qualidade de vida, saúde e bem-estar, o brasileiro tem impulsionado novas formas de proteger o meio ambiente. “A embalagem é parte integrante da cadeia produtiva dos alimentos, por isso a Plastipak preza por minimizar os impactos ambientais e cuidar do mundo que as futuras gerações vão habitar”, explica Mota.

 

Dados para referência de mercado:

 

·         O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas

·         Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)

·         Gera 216 mil postos de trabalho

·         80% dos produtos expostos no PDV utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)

 

 

Dados para referência da Plastipak:

 

·         Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano

·         Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo

·         Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil

·         Mais de 100 gramaturas de preformas disponíveis que atendem às embalagens de 50 ml até 20 litros

·         Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais

·         Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote oval Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.

·         Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.

·         Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da Nestlé, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014. 

 

Contatos para a imprensa:

NOVITÀ COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

(19) 3294-4730

 

Natalia Moraes – natalia@novitacom.com.br / (19) 9 9750-0127

 

Thaís Fernandez – thais@novitacom.com.br / (19) 9 9792-9861

Voltar