Novità

Sorria! Você está sendo avaliado

A sua reputação, on e off line, dita quem você é pessoalmente e profissionalmente. Você sabe o que estão pensando sobre você?

Estamos passando por uma revolução tecnológica: o mundo (e as nossas vidas) está mudando velozmente. Vivemos em uma era em que tudo se baseia em reputação: desde o restaurante que vamos escolher para jantar, o hotel que vamos nos hospedar até a carona que vamos pegar. As pessoas gostam de contribuir com suas opiniões e expor suas experiências com empresas e marcas, mas se esquecem que também estão suscetíveis a esse julgamento, seja profissional ou pessoal. Você já parou para pensar em como está a sua imagem? Fazer uma autoavaliação é essencial para se dar bem na vida e na carreira.

 

No campo profissional, Scher Soares, especialista em mudança de comportamento, afirma que os recrutadores têm se preocupado com a conduta de seus futuros funcionários, e a reputação se tornou um dos fatores determinantes em processos seletivos. “O que você fez no seu último ou atual emprego? Atrasos, mentiras, falta de comprometimento e mau relacionamento com chefes e colegas são as principais maneiras de acabar com o seu nome no meio”, enfatiza. Segundo ele, é preciso ficar ligado, pois essas atitudes não ficam para trás junto com o desligamento da empresa, mas nunca é tarde para mudar o comportamento.

 

Já na esfera pessoal, a internet é um fator determinante. “É impossível ser uma pessoa on line e outra off line. Tudo o que você publica nas redes determina quem você é”, explica Scher. Para ele, muitas vezes, as pessoas não têm noção da amplitude que um simples comentário pode tomar e, antes de compartilhar qualquer coisa, é preciso pensar se aquilo poderia ser divulgado em um outdoor, por exemplo. Caso a resposta seja positiva, está liberado para seguir em frente. Se for “não”, é preciso pensar melhor. “Evite o excesso de exposição, fazer desabafos, criar desavenças ou mal-estar com amigos e familiares. Um post de mau gosto pode comprometer tudo que conquistou na sua vida e custar até integridade física”, destaca o especialista.

 

5 dicas para avaliar sua reputação:

             1. Faça uma lista das pessoas com quem mais convive

Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Somos diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes de nossos amigos, familiares e colegas de trabalho. Invista em conhecer outras pessoas, trocar experiências e estabelecer uma rede de contatos diversificada.

             2. Peça para um colega de trabalho citar seus pontos fortes e fracos

Liste as atitudes que deve tomar para aperfeiçoar as qualidades e tentar minimizar os defeitos. Avalie como isso pode te prejudicar ou impulsionar sua carreira.

             3. Peça para algum familiar listar seus pontos fortes e fracos

Liste as atitudes que deve tomar para aperfeiçoar as qualidades e tentar minimizar os defeitos. Procure a melhor forma de aprimorar suas relações interpessoais.  

             4. Pesquise seu nome no Google

Avalie os resultados obtidos. Caso não tenha resultados, é hora de criar o marketing pessoal. Atualize redes sociais, crie um blog e compartilhe conteúdo de relevância. Se forem negativos, procure apagar o conteúdo da rede.

             5. Cheque todas as suas redes sociais

Avalie os cinco últimos posts ou fotos publicadas. Altere as configurações de privacidade dos conteúdos que tiverem comentários inadequados. É importante verificar as imagens e vídeos em que está marcado. Aja nas redes sociais como se estivesse na rua. 

 

Sobre o Scher Soares

 

Scher Soares, especialista em mudança de comportamento, é autoridade quando o assunto é vender, motivar, liderar, alcançar o sucesso e reúne uma experiência extremamente rica nesses aspectos. Em suas palestras, é reconhecido pela mensagem que mescla alto nível de conteúdo com uma abordagem lúdica e divertida, ao mesmo tempo em que provoca e estimula mudanças e atitudes no público. Ele ainda traz em sua bagagem o sucesso como CEO do Grupo Empresarial Triunfo, que controla a agência Triunfo Sudler Brasil, única vencedora do Cannes Lions 2016 do interior de São Paulo, e, em breve, lançará um livro sobre liderança.  

 

Informações para imprensa

Novità Comunicação Estratégica

            19 3294 4730

     Atendimento Scher Soares:

 

Natalia Moraes 19 9 9750 0127 / natalia@novitacom.com.br

Patrícia Lopes 19 8141 0507 / patricia.lopes@novitacom.com.br

Voltar