Novità

Economizar água: atitude indispensável no dia-a-dia

Repensar as atitudes para um consumo consciente é o primeiro passo para que a situação atual não atinja um patamar ainda mais crítico

O calor intenso e a quantidade de chuva, que ainda não foi suficiente para repor os baixos níveis dos reservatórios de água nos últimos dias, têm deixado muitas cidades em estado de alerta. Os rios sofrem com uma vazão inferior ao que deveria ser fornecido normalmente, o que tem causado ainda mais impacto na perda de água e recursos hídricos.

Diante dessa realidade, o racionamento de água já afetou alguns municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a população tem muito a contribuir para que este cenário não atinja um patamar ainda mais crítico. “Economizar água é uma das alternativas para contribuir com a redução do consumo e evitar possibilidades de racionamento”, afirma o Diretor da Regional Secovi em Campinas, Fuad Cury.

Secovi-SP (Sindicato da Habitação) orienta que esse é o momento da população repensar as atitudes, gastar menos água no dia-a-dia e, consequentemente, promover um consumo mais consciente. Lavar calçadas, carros, quintais, encher piscinas ou tomar banhos demorados são as primeiras ações que devem ser abolidas.

Veja outras dicas importantes destacadas pelo Sindicato:

  • Tome banhos curtos e feche a torneira ao passar sabonete e xampu;
  • Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;
  • Ao lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Atenção com vazamentos dentro de casa; corrija-os o mais rápido possível;
  • Use a descarga no vaso sanitário apenas o necessário; mantenha a válvula sempre regulada;
  • Reutilize a água sempre que possível.

Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

“Por isso, ficar atento e economizar o máximo possível são os primeiros passos para controlar o cenário preocupante e, mais do que isso, contribuir para a preservação do planeta”, finaliza Fuad.

Sobre o Secovi-SP
O Secovi-SP é o maior sindicato do setor imobiliário da América Latina, e desde 1946 atua para o fortalecimento do mercado. Com o objetivo de estar cada vez mais perto dos seus representados, o Secovi-SP mantém escritório regional em Campinas, oferecendo atendimento diferenciado e qualificado aos condomínios e empresas associados e cadastrados. Sua área de atuação abrange, também, 46 municípios vizinhos. O Sindicato atua fortemente na região, para que o crescimento das cidades e do setor imobiliário aconteça de forma organizada e sustentada.

Está presente, também, na Baixada Santista, Bauru, Grande ABC, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba.

Voltar