Novità

Universitários movimentam mercado imobiliário em Campinas

Com demanda alta desde dezembro, o setor imobiliário continua aquecido neste começo de ano

Passar no vestibular é uma grande alegria, mas os estudantes de fora da cidade da universidade passam por uma tarefa nem sempre fácil após receber a notícia de sua aprovação: encontrar um lugar para morar. Campinas, há muito tempo, é reconhecida como um dos mais importantes polos universitários do estado de São Paulo, hospedando várias instituições de ensino conceituadas no país.

 

Muitos dos estudantes que escolhem o município como moradia vêm das mais diversas regiões do País. Por isso, este é um momento importante para o mercado imobiliário da cidade. Com demanda alta desde dezembro, o setor imobiliário continua aquecido neste começo de ano em Campinas. Outro fator que contribui para o aumento da procura são os estudantes que já cursam o ensino superior na cidade, mas aproveitam o começo do ano para mudar de residência.

 

De acordo com o diretor de Intermediação Imobiliária e Marketing da Regional Secovi no município, Rodrigo Coelho, muitos alunos moram em outros Estados, portanto, é aconselhável que o interessado já esteja com sua documentação pessoal em mãos ao iniciar a procura por uma casa. “É interessante que o estudante já leve toda a papelada necessária para a elaboração do contrato de locação, pois, ele corre o risco de perder a vez no imóvel por causa da demora em reunir a documentação.”

 

O diretor também chama a atenção para as garantias locatícias necessárias para firmar o contrato. “Hoje em dia, existem várias alternativas que possibilitam concretizar a operação e que dão segurança ao proprietário do imóvel como seguro fiança, título de capitalização ou o tradicional fiador”, explica Coelho.

 

Para que seja feita uma transação segura, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como estado de conservação do imóvel e infraestrutura da região. Antes da assinatura do contrato, é importante fazer uma visita ao imóvel para constatar se os quartos são adequados às necessidades do inquilino, se o banheiro está sem infiltrações e, também, verificar se o bairro possui estrutura de serviços, segurança e transporte coletivo.

 

Outro ponto importante é o prazo de permanência. Os contratos de aluguel residencial, por exemplo, têm validade de 30 meses. No entanto, para o estudante que vai fazer sua primeira locação, as imobiliárias recomendam incluir uma cláusula que permite ao locatário rescindir o contrato, sem o pagamento de multa, após 12 meses de vigência. Definir a forma da fiação do imóvel é outra dica essencial.

 

 

Sobre o Secovi-SP

 

O Secovi-SP é o maior sindicato do setor imobiliário da América Latina e desde 1946 atua para o fortalecimento do mercado. Com o objetivo de estar cada vez mais perto dos seus representados, o Sindicato da Habitação de São Paulo mantém uma Regional em Campinas, oferecendo atendimento diferenciado e qualificado às empresas associadas e representadas pela entidade na região. Sua área de atuação abrange também 46 municípios vizinhos. O Secovi-SP atua fortemente para que o crescimento das cidades e do setor imobiliário aconteça de forma organizada e sustentada. A entidade está presente ainda na Baixada Santista, Bauru, Grande ABC, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba e Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

 

Assessoria de Comunicação Secovi-SP – Regional de Campinas

Novità Comunicação Estratégica - Tel: (19) 3294.4730

 

Thaís Fernandez - 19 99792-9861

thais@novitacom.com.br

 

Natália Moraes – 19 9 9750-0127

natalia@novitacom.com.br

 

Assessoria de Comunicação Secovi-SP:

Tels.: (11) 5591-1216 (Luciana Ferreira), 1197 (Catarina Anderáos), 1256 (Rosana Pinto), 1188 (Leandro Vieira), 1189 (Shirley Valentin).

Email: aspress@secovi.com.br

Site: www.secovi.com.br

Redes Sociais: www.facebook.com/secovisp / @secovisp / @unisecovi

Voltar