Você é um especialista em dar desculpas?

Conheça 5 características comuns entre aqueles que sempre buscam razões para justificar a procrastinação e falta de resultados

Janeiro acabou. E agora, a mais nova desculpa para não cumprir as metas traçadas no início do ano é o carnaval. Muita gente está usando o feriado prolongado para defender a procrastinação de tarefas que já deveriam ter começado, como realizar exercícios diariamente, fazer matrícula em um curso, procurar um novo emprego ou até mesmo guardar dinheiro. Conhece alguém assim ou se identificou? Então atente-se: vaidade, insegurança, infantilidade, negligência e irresponsabilidade são algumas das principais características de quem tem o costume de sempre procurar razões para se isentar de tarefas e resultados.

“Um expert em ‘desculpabilidade’ é aquela pessoa que vive dando desculpas para se sentar da responsabilidade e se manter em uma falsa zona de conforto. Um mestre em produzir argumentos com o objetivo de justificar qualquer situação”, explica Scher Soares, especialista em mudança de comportamento e autor do termo. Segundo ele, a expressão foi idealizada diante da incrível habilidade que algumas pessoas têm de criar desculpas que visem privá-las de qualquer compromisso.

A “desculpabilidade”, que começa como uma tentação, pode virar rotina, hábito, compulsão até tornar-se um ciclo vicioso. Muitas vezes, aqueles que adquirem esse vício sequer estão conscientes do que fazem, do porque fazem, de como fazem e quais resultados produzem. “Portanto, se você conhece alguém assim, dê um toque. Mudar é simples, mas nem de longe é fácil. O primeiro passo para a mudança é se conscientizar, e um ombro amigo ajuda muito nesse processo”, incentiva o especialista. Realizar, ao fim de cada dia, uma autoanálise e traçar metas diárias são outras medidas essenciais para evitar recaída.

5 comportamentos comuns dos experts em “desculpabilidade”:

1.    Vaidade

Por incrível que pareça, um dos motivos pelo qual muitas pessoas inventam e criam as mais diversas desculpas é pela sua própria vaidade. Um ego dilatado que produz a capacidade de distorcer percepções afim de preservar sua autoimagem.

2.    Insegurança

Essas pessoas são inseguras e medrosas, possuem um excesso de medo da crítica que paralisa. Têm receio de serem mal vistas, mal analisadas e mal avaliadas. E é justamente isso que irão conseguir adotando esse padrão.

3.    Infantilidade

O expert em “desculpabilidade” é alguém que não cresceu. Adepto de um comportamento infantil com intenção de apenas se livrar das coisas, um modo de não sofrer as consequências por seus atos.

4.    Negligência com detalhes

Os mestres em “desculpabilidade” negligenciam coisas, estão desatentos aos seus compromissos de entrega, enrolam, procrastinam e delegam para o mundo as responsabilidades e consequências dos seus atos.

5.    Irresponsabilidade

Essa característica pode ser confundida com inocência, mas uma sutileza permite diferenciar esses comportamentos. O irresponsável acredita que nada depende dele e que a sua falta de atitude não fará diferença.

Sobre o Scher Soares

 

Scher Soares, especialista em mudança de comportamento, é autoridade quando o assunto é vender, motivar, liderar, alcançar o sucesso e reúne uma experiência extremamente rica nesses aspectos. Em suas palestras, é reconhecido pela mensagem que mescla alto nível de conteúdo com uma abordagem lúdica e divertida, ao mesmo tempo em que provoca e estimula mudanças e atitudes no público. Ele ainda traz em sua bagagem o sucesso como CEO do Grupo Empresarial Triunfo, que controla a agência Triunfo Sudler Brasil, única vencedora do Cannes Lions 2016 do interior de São Paulo, e, em breve, lançará um livro sobre liderança.

 

Informações para imprensa

Novità Comunicação Estratégica

            19 3294 4730

Atendimento Scher Soares: