Marketing de influência em 2020

O marketing de influência cresceu significativamente em 2019 e tende ganhar ainda mais força em 2020. Para entender esse mercado que se transforma cada vez mais rápido, é preciso se manter atualizado e estar aberto a novas abordagens.

Público jovem causa mudanças culturais

Segundo uma pesquisa feita pela Viacom, Video & Audio Communications, 61% dos jovens entre 13 e 25 anos consideram que causam maior impacto e influência no público do que as gerações anteriores. Essas mesmas pessoas consideram que ter “poder no futuro” significa dominar as áreas de tecnologia, influência social e colaboração.

Pessoas se conectam com histórias

Hoje, o consumidor é mais profundo na hora de decidir a compra, o preço já não influencia tanto na escolha do produto quanto antigamente. Essa mudança de perfil vem do desejo de sentir que são representados pela marca e de consumir algo que realmente seja útil na sua vida e rotina. É por isso que os influenciadores são considerados importantes pelo público e influenciam diretamente na decisão de compra. Nessa pesquisa da Viacom, 62% dos jovens acreditam que o meio digital dá poder de influência e é capaz de engajar o público que compartilha dos mesmos gostos.

Parcerias de longo prazo


Segundo o The Drum, o ano de 2020 promete parcerias de longo prazo entre marca e influenciador. Isso porque os consumidores passaram a ter mais conhecimento sobre essas estratégias de marketing e as marcas tendem apostar em influencers autênticos, que são mais transparentes em relação às marcas que divulgam.

Ação com micro e macro influenciador

O micro e o macro influenciador atingem o público de formas diferentes. O micro consegue segmentar o público em nichos, além de ter um ótimo resultado em engajamento e intenção de compra. Já o macro consegue atingir um público maior e gerar mais diálogo sobre o tema. De acordo com o The Drum, a tendência de 2020 é que as marcas façam uma união entre esses influenciadores para conseguirem melhor alcance e desempenho ao mesmo tempo.

Vídeos ganharão mais destaque

Segundo uma pesquisa da Hubspot, aproximadamente 72% das pessoas apontam preferência em aprender sobre um produto a partir dos vídeos. Alguns indícios que confirmam essa teoria é o aumento de popularidade no aplicativo TikTok, que chegou aos 500 milhões de usuários ativos por mês depois de 3 anos de lançamento. Até mesmo grandes marcas estão investindo em conteúdos no TikTok para divulgar seus produtos, como a Netflix.

Fonte: The Drum, Hubspot, Viacom, Squid

Por: Isabella Lima

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