A nostalgia tem o poder natural de atrair consumidores e consequentemente gerar venda. É por isso que o Marketing de Nostalgia é tão eficaz e poderoso, pois desperta a vontade de matar a saudade e de recordar através da compra.
Relembrar é viver, não é mesmo? Pessoas gostam de recapitular memórias, principalmente a época de infância. Quando uma marca decide retornar ao mercado um produto retrô, essa estratégia tende a atingir um grande público, em especial a geração Millenials. Esse é um público formado por pessoas que consomem, não pela marca, mas pelas causas que ela apoia, pela alma do produto. São pessoas que criam um envolvimento emocional, como um relacionamento
Esse sentimento bom que compartilhamos ao relembrar momentos é comprovado cientificamente pelo Dr. Constantine Sedikides, um pesquisador da Universidade de Southampton, que descobriu que o sentimento de nostalgia neutraliza a solidão, o tédio e a ansiedade. Segundo ele, a maneira mais eficaz de despertar a nostalgia nas pessoas é através da música, a principal ferramenta utilizada em sua pesquisa.
Sandy & Junior
A nostalgia tem esse poder, o vínculo emocional e contagiante de conquistar a persona. Afinal, o cliente não compra o produto e sim a lembrança, a memória antiga e reconfortante de infância e adolescência que dá até aquele quentinho no coração. É assim que nos sentimos com o retorno Sandy e Júnior. Não é à toa que a busca por produtos vendidos na época, principalmente CDs, cresceu significativamente no meio digital. Não são só músicas marcantes, o duo é o que define a própria geração passada.
Turnê Amigos
Outro grande exemplo de Marketing de Nostalgia é a volta da turnê Amigos, um projeto que marcou os anos 90 com as melhores vozes do sertanejo: Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, na época dupla de Leandro. Essa parceria resultou em quatro discos, com destaque para as músicas de mais sucesso. Esse retorno tão esperado, é claro, tem um dia muito especial para começar, 20 de Junho, dia do amigo.
Por: Isabella Lima